fbpx

Na virada do ano foi emitido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) o primeiro alerta para a doença. Isso aconteceu depois que autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan, metrópole chinesa com 11 milhões de habitantes, sétima maior cidade da China e a número 42 do mundo. Wuhan é uma metróple, cujo tamanho é comparável com a cidade de São Paulo, que tem mais de 12 milhões de habitantes. A epidemia forçou uma espécie de quarentena na cidade.

Guo Jing é uma assistente social de 29 anos que mora sozinha. Ela está escrevendo um diário desde que o confinamento começou — e compartilhou com a BBC.

Guo Jing - Diário do Coronavírus
Ilustrações são de Davies Surya para BBC

O Diário é um tipo de texto pessoal em que uma pessoa relata experiências, ideias, opiniões, desejos, sentimentos, acontecimentos e fatos do cotidiano. Ainda há quem prefira produzir seus textos com papel e caneta, mas muitas pessoas usam a internet, através de blogs ou postagens em redes sociais como diários. Esse é o caso de Guo Jing e, graças a seu diário, podemos imaginar como está sendo a vida dos moradores de Wuhan neste período.