fbpx

A Bettina Bopp encontrou na escrita a solução para estar perto do irmão, Itamar, que ficou em coma por 15 anos. Ela escrevia cartas para ele num blog, chamado “Pra quando você acordar”, que acaba de virar livro. As cartas foram a forma que ela encontrou de lidar com a falta do Ita e também um jeito de registrar as coisas “pra quando ele acordasse”.

Em 2005, aos 41 anos, o Itamar teve uma parada cardíaca e passou os próximos 15 anos em estado vegetativo. Toda sua família ficou bastante mexida com a situação, mas todos mantiveram firmes os elos da corrente que os uniam. Era ela, Bettina, junto da sua mãe, quem mais sentiu a falta do Itamar e encontrou na escrita uma forma de lidar com o ‘não-luto’ que se instaurava na família.

Ela começou escrevendo um texto no aniversário do irmão, que repercutiu muito entre os amigos e familiares, e decidiu criar o blog, onde “conversava” com ele todo domingo, contando de casos rotineiros a grandes eventos que estavam acontecendo no mundo. Ita parte definitivamente 15 anos após entrar em coma, em decorrência de uma pneumonia. 

Bettina diz que ele foi generoso com ela. “Eu precisei de 15 anos para me acostumar a viver sem ele. E ele esperou que eu me acostumasse.”, diz. Linda história! Confira no vídeo do Histórias de Terapia, aqui embaixo: