fbpx

Quer dica de podcast?

Este episódio do Mamilos é sobre muita coisa. Diverso. De improviso a mindfulness. Experimentação. Esse podcast foi uma grata surpresa e, creiam-me, tem tudo a ver com escrita criativa. É preciso prestar atenção nas possibilidades e ousar, também na palavra. Um texto pode ter vida própria e nos levar por caminhos que se apresentam no decorrer da escrita.

O homem pré-histórico só pôde se estabelecer e desenvolver quando observou que a semente que caía no chão virava uma nova planta que dava mais frutos. Com isso, podia plantar e já não precisava abandonar um local pra ter mais comida. Daquele jeito, ele poderia se planejar e, assim, garantir uma tranquilidade maior. Parece que a gente ficou bem apaixonado por esse negócio de se planejar. Nos dias atuais e o mundo parece mesmo muito diferente do que grande parte das pessoas sonhou.

Nada é como esperado

Um mundo cheio de violência, fome, ódio, dor. Menos espaço, menos tempo livre, menos árvore. Não era nada disso que queríamos. Não era esse amor, esse presidente, esse corpo, essa casa. O plano, definitivamente, não era esse. Mas é nessa realidade que precisamos viver.Mas olhar pro mundo e jogar com aquilo que se apresenta é difícil numa sociedade que valoriza o planejamento. Improvisar é visto como atitude de quem não soube se preparar. Tudo precisa ser previsto, coberto, pensado. Estar de acordo com o plano é mostrar para os outros que você está no comando da sua vida.Estar dentro do que se planejou é estar seguro. Acima dos problemas. No controle!Mas… que controle é esse? Ele existe mesmo? Qual lugar o improviso pode ocupar na nossa vida? Dá pra ser mesmo quando não é?O programa de hoje é sobre improviso como estratégia de sobrevivência. Vem que, no fundo, nada é como esperado!

PS: apesar do nome, não é coisa de “mulherzinha”. Aliás, homens também tem mamilos, né não?

#escritacriativa #escritaterapeutica #mindfulness #presenca