como escrever um diárioComeçar um diário pode ter muitos benefícios.

Se você tiver problemas de estômago, por exemplo, um diário alimentar pode te ajudar a entender quais alimentos estão causando desconforto. Já diários de sonhos são uma ferramenta frequentemente usada por psicoterapeutas para avaliar o bem-estar mental. Um outro tema interessante pode ser usar o diário para monitorar sua atividade física em geral, nesse caso você pode iniciar um diário de saúde.

O registro no diário é uma ótima maneira de registrar seu crescimento e desenvolvimento pessoal. Quanto mais você escrever, mais olhará para trás e verá o que mudou ao longo do tempo. Além disso, quanto mais cedo você começar, mais grato ficará mais tarde. Diários também são excelentes ferramentas para reavivar memórias.

Que dia melhor que a primeira segunda-feira do ano para começar um? Viver o ano enquanto reflete sobre cada dia de sua vida?

No entanto, é mais fácil falar do que criar o hábito de manter um diário.

Confira, abaixo, algumas dicas para começar – e manter – seu diário

  • Primeiro, defina uma data. O início de um novo ano, por exemplo, é uma ocasião adequada. (Claro, não precisa ser o primeiro de janeiro. Talvez você comece seu diário depois de um evento significativo em sua vida, como se casar, ter um filho ou começar uma nova carreira.);
  • ‘Olhe para trás’. A primeira entrada do diário pode ter, por exemplo, um texto sobre a motivação para escrever o diário. Isso vai te ajudar a lembrar disso durante a aventura;
  • Equipe-se bem. Se você escolher escrever à mão, num diário de papel, tenha uma caneta com a qual goste de escrever e um caderno reservado exclusivamente para este fim;
  • Estabeleça um lugar e um horário do dia para escrever. Não precisa ser sempre na mesma hora, nem no mesmo lugar, mas, se você mantiver uma rotina pelas primeiras semanas, a chance desta escrita se estabelecer como hábito é muito maior;

Lembre-se de escolher o momento de acordo com a sua finalidade. Por exemplo, se o que você deseja é um diário de sonhos, faça isso assim que acordar de manhã (ou no meio da noite), quando seus sonhos ainda estão frescos em sua mente. Se a sua intenção é manter um diário alimentar, no entanto, faça anotações após cada refeição e lembre-se de incluir tudo que você comeu. Se o que você se propõe é manter um diário pessoal, mais voltado às reflexões que aos acontecimentos, escolha o horário mais tranquilo do seu dia, para que possa devanear sem que outros compromissos interrompam a sua escrita.

Não se preocupe em escrever o próximo Ulisses. Seu diário é pessoal e não uma obra literária épica.

A cada dia, são as pequenas coisas que nos fazem felizes. É muito fácil esquecer esses momentos com o passar do tempo. Experimente registrar os momentos que o fazem sorrir. Depois, quando você for reler o seu diário, é grande a chance de ficar feliz novamente, apenas por relembrar!

Confira, aqui, outros benefícios de escrever um diário!

 

E, se você busca por um material para ajudar você a começar seu diário, dá uma conferida no nosso e-book!

 

https://www.terapiadapalavra.com.br/entrevista-affonso-romano-literatura-escrita-transformacao/

Outros textos que talvez você goste

Uma entrevista com Affonso Romano de Sant’Anna

Uma entrevista com Affonso Romano de Sant’Anna

O Terapia da Palavra estava ainda tomando forma no campo das ideias quando me deparei com um livro chamado Como se Faz Literatura, de Affonso Romano de Sant’Anna. Naquela época, início dos anos 2000, comprar livros com pequenas tiragens não era tão simples como hoje....

ler mais
Correio Desaparecido do Japão: Cartas para os que partiram

Correio Desaparecido do Japão: Cartas para os que partiram

Na ilha de Awashima, no Japão, um antigo prédio dos correios se tornou um santuário de memórias. Conhecido como “Correio Desaparecido”, ele abriga mais de 60 mil cartas destinadas a quem já não pode respondê-las — entes queridos falecidos, versões passadas e futuras de quem escreve, até mesmo animais de estimação. O espaço é mantido por Katsuhisa Nakata, um ex-carteiro de 90 anos que acolhe essas mensagens como correspondência oficial.

A prática de escrever cartas não enviadas vai além do simbolismo e tem respaldo científico como ferramenta terapêutica. Estudos mostram que essa forma de escrita ajuda a processar emoções, aliviar a ansiedade e promover o autoconhecimento. Seja para despedidas, pedidos de perdão ou diálogos internos, escrever sem a expectativa de resposta pode ser um poderoso exercício de cura emocional.

Um prédio de correios no Japão virou abrigo para cartas a entes queridos que se foram. Reflexão sobre memória, despedida e a escrita como ponte entre mundos.

ler mais

Conheça nossos livros!

Como Escrever um Diário

O diário não é só um repositório de memórias — é um espaço de escuta, de elaboração, de conexão com quem você é.
Se você sempre quis começar a escrever, mas não sabia por onde, este eBook é um convite direto, leve e possível.

Ponto, Vírgula & Coração

Pontuar é escolher o ritmo da alma

Este guia literário vai muito além das regras gramaticais.
Aqui, a pontuação vira gesto, intenção e respiração do texto.
Para quem quer escrever com mais clareza — e também com mais coração.

Quer tirar alguma dúvida?
WhatsApp