fbpx

Vamos começar tentando responder à pergunta: “O que faz uma BOA HISTÓRIA?”

Um leitor sempre espera alguma coisa de um texto: uma experiência emocional. Eles querem sentir alguma coisa, profunda e completamente. Quando você falha ao entregar essa experiência, o poder do seu texto diminui muito, independente de ser uma boa história ou os personagens serem fascinantes.

Você já ouviu falar nos Cinco Pilares da Ficção? São eles:

– Cenário
É o “lugar” onde se passa a história. Inclui a geografia, a população, a flora, a fauna, o contexto histórico, político, econômico, as comidas, linguagens etc. Alguns gêneros exigem que você crie todo um mundo (procurem pelo ótimo “Dicionário de Lugares Imaginários” para saber mais), em outros você pode assumir que estamos no nosso próprio mundo.

Seja qual for seu cenário, ele precisa seduzir e convencer o leitor.

Holly Golightly - Truman Capote

Holly Golightly (Audrey Hepburn no cinema) – das páginas de um livro do Truman Capote*

(Pra quem não sabe: “Bonequinha de Luxo”, antes de ser o filme que virou depois, é um livro escrito por Truman Capote.)

– Personagens
Os personagens precisam ter suas próprias histórias, ambições, desejos e valores. É esse esboço psicológico dos personagens que permitirá que você conflitos. Já pensou que na maioria dos livros que já leu, você sentiu empatia por ao menos um dos personagens? Ou, pelo menos torceu por algum deles?
– Enredo
São os acontecimentos que movem sua história para frente. Essas ações precisam ter significado para ao menos algum dos personagens da sua história, atrapalhando ou ajudando o o personagem a chegar no seu objetivo.

escrita_criativa_alice

Ilustração de Alice no País das Maravilhas, a protagonista com o coelho branco e o chapeleiro maluco

– Tema
O que o livro quer dizer por trás da história? Pode ser algo profundo, ou simples como “todos precisam ser amados” ou “o crime não compensa”.

 

– Estilo
É a forma única de cada escritor se expressar. Um misto de personalidade, voz, tom, inteligência, senso de humor…
O estilo é algo que se faz com o tempo. Escrevendo muito você começa a perceber sua própria forma de dizer as coisas. Aí também está o que chamamos de “voz narrativa”. E ponto de vista também. Sob a ótica de quem você vai contar esta história? Um observador envolvido na história? Ausente? É o protagonista que vai contar a história? Responder a estas perguntas ANTES de começar a escrever ajuda; e muito. Experimente!

 

(Desafio: relembre os últimos livros que você leu. Você gostou? Consegue definir onde cada um dos pilares se encaixa no último livro que você leu?)