fbpx
Por Leo Babauta
Uma das maiores mudanças na minha vida tem sido escrever todos os dias. Por muitos anos eu era um escritor que não escrevia que regularmente. Eu sempre pensava em escrever, mas não ‘tinha tempo’. Então comecei este blog, em janeiro de 2007, e tenho escrito praticamente todos os dias desde então.

Foi uma mudança de vida.
Recomendo a escrita diária para qualquer um, não apenas escritores.
Algumas coisas que descobri com meu hábito diário:

  1. Escrever ajuda você a refletir sobre sua vida e sobre as mudanças que você está fazendo no seu dia-a-dia. Isso é incrivelmente valioso. Muitas vezes fazemos as coisas sem perceber o porquê, ou quais os efeitos que essas mudanças estão provocando em nós. A escrita esclarece seu pensamento. Pensamentos e sentimentos acontecem em lugares insuspeitos na nossa mente, e escrever nos ajuda a organizar estes mesmos pensamentos e colocá-los em uma ordem lógica.
  2. Escreva argumentativamente, com o objetivo convencer o público do seu ponto de vista – isso o faz melhor também em convencer pessoas em geral. Muitas pessoas não querem mudar a forma que pensam, especialmente quando sentem que alguém está atacando o que elas acreditam. No entanto, um raciocínio bem elaborado pode mudar este cenário.
  3. Escrever diariamente estimula sua imaginação a produzir novas ideias. Sementes de ideias estão por todos os lados: nas pessoas que falam com você, nas coisas que lê online, na música, nos filmes, na novela. Quando escreve regularmente, seus olhos estão mais atentos a estas pequenas inspirações diárias.
  4. Escrever para um público (mesmo quando se trata de uma única pessoa), ajuda a pensar a partir da perspectiva do público. É aqui que a magia começa, pois uma vez que você entre na cabeça do leitor, você começa a entender não só a cabeça do leitor mas também de seus clientes, colegas de trabalho ou de seus amigos. É que assim você adquire mais empatia e compreensão pelo mundo ao seu redor.

Os benefícios de tornar a escrita regular são, entretanto, algo sobre o que não se deve escrever, mas sim experimentar!

writing
Como adquirir o hábito de escrever diariamente

Existem várias maneiras de obter o hábito de escrever diariamente. Aqui está o que recomendo com base na minha experiência:

* Comprometa-se a escrever todos os dias. Muitas pessoas tentam escrever algumas vezes por semana, ou uma vez por semana. Isso é muito pouco! Não vai se tornar um hábito dessa maneira. Em vez disso, diga a si mesmo: “Eu vou escrever todos os dias, sem exceções.” E realmente assuma esse compromisso.

* Separe um tempo (isso é realmente importante). Reserve alguns minutos com essa finalidade, ou você não ‘terá’ tempo para escrever. Sugiro que faça isso de manhã, assim que puder, para que outras coisas não apareçam no caminho. Se você é uma coruja da noite, os últimos horários de vigília podem ser muito proveitosos também, desde que não esteja cansado.

* Comece pequeno. OK, você sabia que eu ia dizer isso, mas é realmente importante. Tudo que você tem a fazer é começar a escrever todos os dias – você não tem que escrever 1.000 palavras ou algo parecido. Basta começar; o ‘quanto’ não tem importância. Depois que escrever diariamente virar um hábito você pode até aumentar o tempo ou a meta, por enquanto é só começar.

* Crie um blog. Você pode escrever num diário ou num documento de texto apenas para si mesmo, mas recomendo o blog. Crie uma conta gratuita no WordPress.com ou no Tumblr. Por quê blog? Porque ele realmente ajuda você a escrever regularmente, e força você a pensar de maneiras diferentes, dependendo do seu público. Ah, e nunca deixe que o medo o impeça de fazer algo incrível.

* Desligue as distrações. O escritor é o melhor amigo da distração! Ele conhece seu apelo poderoso, mas deve dominar o desejo de segui-lo. Então, desligue tudo que não é a sua ferramenta de escrita: feche todas as guias, todos os programas de e-mail e redes sociais, e apenas escreva!

 

Isso é tudo que você precisa para começar. Com o tempo você vai aprender o poder da interação com seu público, e a buscar inspiração e lições da audiência. Mas, por agora, apenas comece!

 

Leia o artigo original no Zen Habits (em inglês)