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Oulipo.

Oulipo (leia-se ôu-lí-pô), que diabo é isso?

 

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Surgida na França no ano de 1960, a Oulipo nasceu de um encontro entre escritores e matemáticos. Seus principais autores são Raymond Queneau, François Le Lionnais, Italo Calvino e Georges Perec, entre outros. Esses autores tiveram a ideia de juntar fórmulas matemáticas e literaturas. Essa ‘invenção’ acaba impondo diferentes regras para suas produções literárias, como escrever um romance inteiro utilizando uma só vogal (Les revenentes, de Georges Perec),ou utilizar ao máximo a linguagem oral (Zazie no Metrô, de Raymond Queneau), por exemplo.

Essa prática de utilizar construções matemáticas como “limitadores” da obra, como num jogo, deu início ao movimento literário Oulipo, que é marcado por jogos esquemáticos na construção de textos. O que pode parecer uma limitação inicialmente, na verdade é um potencializador da criatividade, pois desafia o autor a lidar com as condições impostas.

Entre as restrições mais famosas estão, por exemplo: abrir mão de uma das vogais em um romance, substituir os substantivos de um verso por outros localizados perto deles no dicionário, e até inspirar-se na álgebra de Boole para construir um poema. Não por acaso, o fundador do grupo, ao lado de Raymond Queneau, François Le Lionnais, além de enxadrista e patafísico, era também matemático.

Como Aumentar a Criatividade

Pense comigo, você tem um hábito? Vai, todo os dias, pra casa pelo mesmo caminho? Já reparou que depois de algum tempo as árvores, a calçada, e até mesmo a vizinhança, começam a formar uma paisagem “familiar”? Tão familiar que a gente já não repara mais. Não admiramos todos os dias aquela árvore que já é tão nossa conhecida, certo? Consegue perceber como uma atitude simples, como mudar a sua rota, pode proporcionar novos estímulos para o seu cérebro? Com os contraintes é a mesma coisa! Você vai precisar descobrir uma maneira nova de dizer o que você pretende.

Uma Curiosidade

As Cidades Invisíveis

As cidades invisíveis

Uma das obras mais importantes de Ítalo Calvino, também é mais um exemplo de como utilizar jogos combinatórios para a construção de seu enredo.

A história apresenta as descrições das cidades que o viajante Marco Polo ilustrou ao imperador Kublai Khan. Desta forma, Marco Polo inicia uma descrição detalhada das 55 cidades pelas quais teria passado. Essas terras são apresentadas divididas em 11 temas: “as cidades e a memória”, “as cidades e o céu”, “as cidades e o mortos” , entre outros.

Calvino usa um processo combinatório de formas descritivas para tangibilizar cada uma das cidades.

 

Melhore seu vocabulário!

 

Se você já quer começar a praticar os desafios, que tal baixar nosso e-book? Reunimos alguns dos contraintes mais famosos (já traduzidos para o Português) pra você!

 

 

 

Ficou curioso para saber mais sobre os contraintes? Espie aqui.