fbpx

Vamos colocar o projeto de escrever melhor em prática? Na nossa oficina de escrita criativa você vai conhecer as principais técnicas utilizadas mundo afora para aprimorar seus textos.
Você VAI APRENDER ESCREVENDO! Nós vamos te mostrar de onde os autores tiram suas ideias, te ensinar a ter ideias para os teus próprios textos, e também a desenvolvê-los e a aprimorá-los. Além do nosso olhar individualizado, nós trabalhamos com turmas, e você terá colegas nessa jornada – o que só aumenta a diversão.
Quem disse que aprender não pode ser uma delícia?

 

 

As vagas para o primeiro semestre do ano se esgotaram rapidinho! Para garantir sua participação numa próxima oficina, não deixe de preencher o cadastro registrando seu interesse.

 Lembre-se de preencher seus dados corretamente, assim conseguiremos te avisar logo que tenhamos novas turmas à vista!
Nessa oficina, composta por aulas teóricas e práticas, você irá receber materiais em vídeo e em texto sobre os fundamentos da escrita criativa, e irá conhecer as ferramentas utilizadas por autores consagrados. As aulas são assíncronas e disponibilizadas uma vez por semana, junto com a proposta de um tema.
Durante as cinco semanas de duração do curso você terá como missão escrever. Afinal, aqui acreditamos que se aprende a escrever, escrevendo. Todos os textos são comentados e nossas oficinas também promovem uma rica interação com os colegas. Bora?

 

 

Como funciona?
Toda semana, durante a duração do curso, você irá receber um material para leitura, um vídeo e um tema para escrever (desafio de escrita). Você terá uma semana para produzir cada um dos textos da oficina e enviar para nosso e-mail. Em seguida, nós iremos publicar os textos dos alunos (máximo 15 por turma) no nosso site – numa área de acesso exclusivo dos participantes.
Vou ter feedback sobre minhas produções?
Sim! Esse é nosso diferencial. Não é uma oficina gravada e sem acompanhamento; ao contrário. Vamos comentar INDIVIDUALMENTE cada uma das produções, destacando pontos fortes e também, quando for o caso, dando algumas dicas para melhoria e sugestão de leituras.
 
O que eu vou praticar nessa oficina?
Você vai aprender a colocar suas ideias no papel. Vamos passar pelas principais técnicas de escrita e também como gerar ideias para suas próprias produções textuais.
Por que eu deveria participar?
Se você acha que sua escrita pode melhorar ou anda sem ideias para escrever, uma oficina de escrita é o seu lugar. Cada vez mais, ainda mais em tempos de home office e reuniões virtuais, a escrita é uma forma de expressão importantíssima. Uma oficina como esta pode te mostrar se o que você escreve é o que o outro entende. Na nossa oficina introdutória você também vai descobrir de onde vem a inspiração de muitos escritores. Como é que eles têm ideias para escrever seus textos?
 

100% on-line e com acompanhamento individual!

Confira alguns de nossos alunos já publicados na seção Biblioteca da Casa!

Não existem respostas prontas e o caminho se faz caminhando, nesse caso, escrevendo.
 

~ Caso você tenha um grupo entre 06 e 15 pessoas, entre em contato com a gente!
Teremos prazer em montar um projeto especial para você! ~
 

Confira o programa completo da nossa oficina!

 

 

 

Você vai descobrir, através de diferentes provocações, como driblar a página em branco e desenvolver o seu texto sem amarras. Vamos deixar sua imaginação e sua criatividade fluírem?
Se você tem vontade de escrever, mas não sabe de onde tirar a ideia para começar, seu lugar é aqui.
Vamos te ensinar não só a começar, mas também, com a prática, a gerar suas próprias ideias para os próximos textos.
Contar histórias é um ato essencialmente humano. Sentimos necessidade de contar o que nos acontece e o que acontece com os outros, tendo como pano de fundo a busca do sentido da vida. Uma forma de contar histórias é criar narrativas por meio da escrita.
No entanto, hesitações são muito comuns na hora de escrever. Não sabemos como começar a colocar nossas ideias no papel. Como transformar uma ideia em uma narrativa? O que temos que fazer para que uma ideia ou um sentimento inicial – uma sensação, uma imagem, uma lembrança – se transformem numa história?
Como fazer disso tudo uma crônica, um conto ou um romance?

Letícia Pataquine

Fiquei tão empolgada com as provocações e com a troca que obtive com os colegas da oficina que queria até trancar a pós e começar no Clube de Autores. A oficina me fez parar em meio ao caos do home office em uma pandemia pra me dedicar ao que amo fazer! Gostei muito da forma como a oficina nos deixou livres para soltar a imaginação e encontrar nosso escritor interior!

Rui Almeida

O curso é uma delícia de se fazer. Além de criar o hábito de escrever, a troca entre os participantes e a mediação é sensacional. Posso dizer que eu e meu texto saímos desta primeira – virão outras! – oficina muito melhor do que entramos.

Guta Loepsh

Eu gosto tanto que já recomendei o Terapia da Palavra pra pelo menos cinco amigos, e sempre que eu posso, volto pra fazer mais uma oficina. É impressionante como faz diferença para minha escrita esse acompanhamento atencioso e individualizado sobre meus textos.

Val Viegas

A oficina foi um resgate , um novo ciclo para meus escritos. Eu saí do limbo para recomeçar, e vocês ajudaram nesse novo alicerce de minha nova morada literária. Sei que preciso de muito, mas a cada oficina preencho e aprendo algo novo. Aprendi a ser homeopático, a dormir com o texto, vou aprender agora a leitura em voz alta  – quero acordar esse prédio, esse quarteirão. A terapia da palavra devolveu minha vontade da escrita novamente!

Angela Cepeda

Como um sulco que vai abrindo na terra o caminho para a água passar, assim é a “Terapia da Palavra” que me abre, aos poucos, as portas, pra que minhas emoções se libertem e se manifestem em forma de palavra. Quem sabe um dia, em poesia!

SOBRE NÓS:

Ao contrário de 90% dos cursos de escrita criativa, o Terapia da Palavra existe desde 2004. É de se supor que tenhamos aprendido bastante nesse tempo, não é mesmo? (E como aprendemos!) Fomos os pioneiros no Rio de Janeiro e hoje podemos dizer que mais de 500 escritores começaram a escrever com a gente, que ajudamos muita gente que já escrevia bem a escrever melhor e, olha que coisa boa!, fizemos um monte de amigos nesse percurso.