CADERNO

Todos os grandes escritores tiveram ou têm um e todos os aspirantes a escritores também devem ter. O quê? Um caderno de escrita! Mesmo vivendo numa era 100% digital, não há nada como manter um caderno ou diário de escrita. Seja um Moleskine ou um velho caderno.

Registro de ideias preciosas

Quantas vezes você não teve uma ideia ótima para um texto enquanto estava no metrô? Quantas vezes já conseguiu escrever, na cabeça, uma ou duas frases inesquecíveis para um livro enquanto esperava no consultório médico? E quantas vezes não perdeu essas mesmas ideias porque não as anotou nesse exato momento? É precisamente aqui que se revela a importância de um caderno de escrita – uma ferramenta valiosa para qualquer escritor e que deve acompanhá-lo onde quer que esteja. Para além de registar as suas melhores ideias, o caderno de um escritor também pode servir para anotar projetos futuros, partes de uma conversa que acabou de escutar ou funcionar simultaneamente como um diário onde desabafa através da palavra escrita. Para um escritor, tudo isto pode ser uma ideia ou uma inspiração para o futuro.

Fonte de inspiração

Um caderno de escrita bem preenchido torna-se numa fonte de inspiração inesperada, afinal está recheado de palavras escritas por si, cenas engraçadas às quais assistiu, citações, palavras motivadoras, diálogos que ouviu, ideias para futuros artigos ou livros – basta abrir o caderno e ler, muitas vezes o brainstorming já lá está. O caderno do escritor torna-se especialmente útil naqueles momentos de bloqueio criativo (ou writer’s block), quando a inspiração não chega e aparece aquela dificuldade para começar a escrever.

Praticar a escrita

O próprio ato de escrever num caderno estimula o cérebro, faz pensar, sonhar, ser criativos. Para escrever temos de fazer tudo isso. Ao manter um caderninho de escrita, mesmo anotando apenas uma ou duas palavras por dia, você vai manter em forma seu “músculo da escrita” e como em tudo, a prática traz a perfeição. Além disso, só o fato de você se saber “munido” de um guardador de ideias.

Outra vantagem: cadernos são LINDOS. Desde o mais básico moleskine ao bloquinho espiral. Dos cadernos que não temos coragem de usar aos que são aproveitados até o fim. Cadernos são lindos.)