fbpx
Você sabia que escrever um diário é uma forma de terapia?

Quando falo de diário, estou falando daqueles caderninhos antigos, feitos de papel, onde você escreve com um lápis, ou com uma caneta, ou mesmo com hidrocor, giz de cera e outros objetos primitivos. Muitas pessoas já se acostumaram à escrita exclusivamente digital, mas manter um diário em papel e escrever nele é, além de enriquecedor para a alma, um registro de seus pensamentos e emoções para a posteridade.

  1. Alivia o Stress

Atualmente, estamos sempre em movimento. Da hora que acordamos até a hora de dormir, o dia traz uma série de coisas pra fazer: higiene pessoal, transporte para o trabalho, o trabalho, a volta pra casa, cozinhar, cuidar da casa, tempo pra família – e começar tudo de novo no dia seguinte. Se dedicar, por 5 ou 10 minutos por dia, a escrever no seu diário, permite uma pausa entre os afazeres e traz você à realidade, sem direcionar seus pensamentos para o futuro ou para o passado. Além disso, pesquisas comprovam que escrever à mão reduz sua respiração e aumenta o foco.

  1. Você pesca melhor as ideias e invoca a tal da inspiração

As melhores ideias e epifanias costumam chegar sem alarde. Dificilmente elas irão esperar para aparecer quando você estiver confortavelmente preparado para escrevê-las, na frente do seu computador. Escrever nesse caderninho, que pode andar com você pra cima e pra baixo, é garantir que elas não vão se perder no atropelo do dia-a-dia.

  1. É um refúgio livre de julgamentos alheios

Como a ideia de um diário é que ele seja privado e você não vá mostrar pra ninguém, trata-se de um espaço onde você pode ser quem você quiser, inclusive você mesmo. É onde você pode confessar seus segredos mais obscuros, seus medos e alegrias, na segurança de que “está tudo bem”. Colocar as coisas no papel pode, inclusive, clarear suas ideias e desmistificar algumas questões.

  1. Repositório de sensações

Se você gosta de escrever ficção, por exemplo, o seu diário poderá sevir como um verdadeiro dicionário de emoções. Como é ali que você vai escrever sobre como se sentiu quando brigou com o seu chefe, por exemplo, pode ser ali também o lugar ao qual você vai recorrer para descrever as sensações do seu personagem que agora se encontra na mesma situação.

  1. Criatividade sem limites

No seu caderno, diário, chame-o do jeito que quiser, você pode incluir não apenas o texto, mas também fotos, recortes, ingressos de experiências que marcaram você de alguma forma. A conexão inesperada entre elas (que você vai poder vivenciar depois de ter reunido algum material) poderá trazer ainda mais inspiração.

  1. O poder do hábito

Escrever por 5 minutos, todos os dias num diário, cria o hábito da escrita. É um tempo relativamente pequeno, mas que vai ajudar você, que quer ser escritor, a ter disciplina. Se além de escrever você tem outros objetivos, registre no diário/caderno cada atitude tomada em relação ao atingimento da meta. Essa ferramenta pode te dar uma visão melhor do todo do que apenas aquelas que você “guarda de cabeça”. A palavra escrita ajuda a clarificar as ideias, lembra?